segunda-feira, 28 de julho de 2008

Yoga do Riso Nocturno (alteração)

Caros amigos,

a pedido de muitas familias o Yoga do Riso Nocturno foi adiado para dia 2 de Agosto (sábado) à mesma hora, no mesmo local.
até lá sejam felizes!!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Yoga do Riso Nocturno


Caros amigos do riso,

Vamos rir juntos! Dia 1 de Agosto, sessão de Yoga do riso nocturna pelas 21h na praia da Agudela, (Rendezvous junto ao restaurante Pedra Alta)
Traga uma tocha ou uma vela em vaso,uma toalha, manta, esteira ou tapete de yoga e BOA DISPOSIÇÃO OU NÃO!!

Vamos fazer deste verão um acontecimento!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Dia Internacional dos Amigos - 20 de Julho



O aumento do número de pessoas solitárias é um fenómeno social cada vez mais notório, com implicações preocupantes a nível do bem-estar físico e psicológico. Entre outros fenómenos nocivos, o enfraquecimento do sistema imunológico e consequente maior tendência para contrair infecções e doenças crónicas, é uma particularidade frequente destas pessoas.
Falamos deste tipo de isolamento quando evocamos a sensação de não ter ninguém com quem possamos compartilhar os nossos sentimentos mais íntimos ou até quando sentimos que não existem contactos próximos e significativos à nossa volta. Assim, a solidão não está apenas presente quando se passa muito tempo só ou quando há falta de contactos familiares, mas também quando se verifica a falta de um “confidente”. Por outras palavras, não é necessariamente o número de relações interpessoais que traduz (ou não) a realização e satisfação relacional, mas sim a qualidade, proximidade e disponibilidade dessas relações.
São vários os factos que têm contribuído para o crescimento do isolamento social. A limitação física, que acondiciona muitos idosos não só em grandes prédios urbanos como também em casas menores (mas igualmente distantes do olhar de todos nós); a competividade no meio laboral, que propicia a privação de tempo para as actividades familiares e de tempos livres em prol de um excessivo número de horas em tarefas profissionais; e, entre os jovens e adultos mais novos, a utilização excessiva da internet. De facto, a navegação pelo espaço cibernáutico, veio ocupar o tempo que se poderia dedicar ao convívio social, às caminhadas na praia, às brincadeiras de rua, ao pôr do sol… Muitas serão as pessoas que, hoje em dia, conversam com amigos (e desconhecidos) apenas pela internet, façam a maior parte das compras por este meio e tornaram o seu escritório a principal divisão da sua casa. Estas mudanças significativas no comportamento social e individual das pessoas, para além de aumentarem o isolamento, agravam-no. E talvez até o tornem analógico aos efeitos das drogas pesadas: “Quanto mais isolados estamos, mais isolados queremos estar”.
Há quanto tempo não reserva um fim-de-semana para os seus familiares e/ou amigos? Ou não os convida para um serão em sua casa?
Deixo uma sugestões que pode ajudar a reencontrar o bem-estar porventura esquecido.

Reuna os seus amigos e convide-os para uma sessão de Yoga do Riso!
Pode ser feita ao ar livre, na praia, no campo... onde for mais agradável!

MARQUE JÁ A SUA SESSÃO!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

"Risos" por Dostoiévski

"O riso incontestavelmente inteligente é, às vezes, abominável. O riso exige em primeiro lugar sinceridade, mas onde está a sinceridade das pessoas? O riso exige a ausência de maldade, mas as pessoas, na maioria dos casos, riem com maldade. Um riso sincero e sem maldade é uma pura alegria, mas, nos tempos que correm, onde está a alegria? E poderão as pessoas ser alegres?

A alegria é um dos mais reveladores traços humanos, basta a alegria para revelar as pessoas dos pés à cabeça. Por vezes não há meio de percebermos o carácter de uma pessoa, mas basta ela rir para lhe conhecermos o feitio como às palmas das nossas mãos.
Só as pessoas desenvolvidas do modo mais elevado e feliz sabem ser contagiosamente alegres, de uma maneira irresistível e benévola. Não falo de desenvolvimento intelectual, mas de carácter, do homem como um todo. Portanto: se quiserdes compreender uma pessoa e conhecer-lhe a alma não presteis atenção à sua maneira de se calar, ou de falar, ou de chorar, ou de se emocionar com as ideias mais nobres, olhai antes para ela quando se ri. Ri-se bem - é boa pessoa."

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Yoga do Riso em Empresas

1.- O Clube do riso nas Empresas como método anti-stress.

2.- O Yoga do Riso nasce na Índia doze anos atrás e nos últimos anos têm sido usado nas empresas de vários países como Dinamarca, França, Alemanha, Índia e Espanha para minimizar os efeitos do stress no trabalho.

3.-Esta actividade consiste em reunir semanalmente um grupo de colaboradores da empresa e realizar uma sessão de riso com eles. Os benefícios da mesma se verão reflectidos no ambiente laboral a curto prazo melhorando o dia a dia da empresa e da vida dos colaboradores na mesma.
3.1.- O Yoga do riso têm como principio melhorar o ambiente de trabalho através do uso de esta dinâmica de grupo e de proporcionar bem-estar a equipa de trabalho. Também ajuda como medida preventiva nas doenças e nas baixas que estas trazem.

3.2.- Realizamos uma Sessão de riso semanal que consiste em fazer exercícios de riso unidos a exercícios de respiração e assim passamos do riso falso ao riso verdadeiro. Atingimos assim um óptimo estado de relax que sem dúvida melhorará o nosso desempenho no trabalho.

3.3.- Os benefícios são imediatos e funcionam muito bem a curto prazo já que quem ri em conjunto trabalha muito melhor em equipa. Está demonstrado cientificamente que o riso favorece as relações interpessoais o que numa empresa e com a pressão que trabalhamos hoje em dia torna-se uma medida de prevenção e de “team building” excelente.

4.- Objectivos; melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
4.1.- Através do Riso baixar as hormonas do stress.
4.2.- Elevar a autoconfiança dos nossos colaboradores.
4.3.- Estimular a criatividade da equipa.4.4.- Aumentar a capacidade de resolução de conflitos.
4.5.- Aumentar a produtividade na empresa.

5.- Actividades; realizaremos sessões de riso em vários contextos.
5.1.- Sessão de Riso no local de trabalho (semanal).
5.2.- Sessão do Riso fora do local de trabalho (eventos).
5.3.- Sessão de Riso durante formações profissionais.
6.- Calendário; em horário post-laboral.
7.- Recursos ; Sala, cadeiras e aparelhagem de música.
7.1.- Recursos humanos; Líder de Yoga do Riso
8.- Orçamento; Negociável com a Empresa.

Hoje tenha um bom dia

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não me terem dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.
Charles Chaplin

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Beneficios do Riso e do Humor

Madrid, 10 jul (EFE).- O sentido do humor e seus múltiplos benefícios nas relações de idosos, na integração de presos ou no âmbito da educação, são estudados por especialistas internacionais reunidos esta semana em Madri.

Mais de uma centena de pesquisadores do mundo todo participam do XX Congresso da Sociedade Internacional para os Estudos de Humor (ISHS), inaugurado na terça-feira e que será encerrado amanhã.
Após a apresentação de diversos trabalhos que destacaram que a estimulação através do riso traz uma série de benefícios para a saúde, agora os analistas tentam aprofundar os conhecimentos sobre como o humor pode melhorar hábitos de aprendizagem.

A professora argentina Mónica Guitart, da Universidade Nacional de Cuyo, explicou hoje à Efe como aplica o humor na sua classes, como espécies de "pílulas motivadoras".

Guitart, que dá aulas de matemática a futuros engenheiros, indicou que tenta ensinar utilizando brincadeiras ou cenas lúdicas que despertem o interesse ou o debate entre os alunos.
"O grande desafio como docente é que os alunos, ao lembrarem das brincadeiras, evoquem os conceitos matemáticos que estão nelas", afirmou.
Guitart assegurou que, desta forma, é mais fácil lembrar de conceitos, pois estes "chegam através de emoções positivas, e não só por meio de conhecimentos frios".
A pesquisadora se referiu também às reservas dos professores à utilização do humor em suas aulas, por medo de que possam perder o controle dos alunos.
No entanto, disse que, quando os mestres se dão conta de que o riso favorece a aprendizagem, "imediatamente começam a aproveitar".

No fórum, realizado na Universidade de Alcalá de Henares, nas proximidades de Madrid, foi realizado também um seminário sobre o temor que algumas pessoas têm do riso.
Além disso, foram apresentados trabalhos sobre como melhorar a convivência e a aprendizagem dos presos com propostas de humor, uma atitude que também favorece as relações sociais dos idosos. EFE

Meditação do Riso

Você tem duas escolhas diariamente:
- ficar carrancudo e raivoso produzindo um ambiente confuso e auto-defensivo, ou
- ficar alegre e bem humorado produzindo um ambiente harmonioso.
É uma responsabilidade individual a escolha da melhor opção, mas com certeza a transformação será para benefício de todos.
Pratique esta técnica todas as manhãs, é muito fácil e rápida.

Quando você despertar espreguice-se, como um gato, alongando todo seu corpo durante um minuto, esticando os braços e as pernas para a direita e esquerda e para cima e para baixo com movimentos suaves. Após o alongamento e com os olhos fechados, comece a rir, a rir e a rir por cinco minutos. (No começo você estará provocando-o, mas logo o próprio som da sua tentativa causará um riso genuíno. Ria, ria, ria e perca-se no riso.
Podem levar vários dias até que o riso realmente aconteça, pois estamos muito desacostumados com o fenómeno do riso. Mas, não demorará muito e o riso se tornará espontâneo transformando toda a natureza do seu dia-a-dia). Depois de rir durante os cinco minutos, abra os olhos e relaxe um minuto antes de se levantar.
Faça uma experiência: pratique esta meditação pelo menos durante 7 dias consecutivos e aproveite o resultado fantástico.
E saiba: O riso beneficia um profundo estado meditativo.

bibliografia: Meditação = a primeira e última liberdade – Osho

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Yoga do Riso - Praia da Agudela


Sensacional celebração da chegada do verão 2008!
Yoga do Riso na Praia da Agudela- Lavra
Domingo de manhã.
Obrigada as mulheres fabulosas e corajosas que colaboraram!
Muito bem, muito bem, yeah!
Muito bem, muito bem, yeah!